Noticias e Destaques
Noticias e Destaques
"APANHADOS"
30 Maio 2011
Armadilhagem fotográfica obtém os primeiros resultados!


A Abetarda é uma ave estepária de grande porte que necessita de vastas áreas de pousios e searas para se reproduzir durante a Primavera. Para estas aves que se deslocam preferencialmente caminhando no solo, uma vedação pode ser um obstáculo, especialmente para os machos adultos durante as suas paradas nupciais, e para as fêmeas com crias uma vez que impedem a sua livre deslocação para procurar alimento e chegar aos pontos de água. No caso das crias, especialmente quando ainda não conseguem voar, a separação da progenitora pode levar à sua morte.

O projecto LIFE Estepárias implementou no último ano diferentes tipos de passagens em várias vedações para o gado nas áreas mais sensíveis para a Abetarda da ZPE de Castro Verde. O objectivo desta acção é tornar estas estruturas mais permeáveis para as aves, facilitando a sua circulação pelos campos agrícolas.

Para verificar a eficácia desta acção, a equipa do projecto está a utilizar equipamento de armadilhagem fotográfica para documentar a utilização das passagens pela Abetarda e restante fauna. Estas máquinas foram instaladas em locais onde a ocorrência de Abetarda é mais provável para perceber quais os tipos de passagens que as aves utilizam preferencialmente, e detectar os locais onde estas passam com mais frequência. Até ao momento já foi possível documentar Abetarda e Sisão junto destas passagens!

No final do projecto será elaborado um manual de boas práticas para a instalação de vedações “amigas” das aves estepárias, que servirá de ferramenta de gestão para os agricultores e proprietários tornarem as suas actividades mais compatíveis com a Abetarda, Sisão e as outras aves!

OS NOSSOS "APANHADOS"!

Dia 16 de Julho de 2011

ABETARDA FÊMEA (atravesaando a passagem)



Dia 4 de Julho de 2011

RAPOSA



Dia 23 de Junho de 2011

GRALHA



Dia 20 de Junho de 2011

CEGONHA-BRANCA



Dia 9 de Junho de 2011

PERDIZ



Dia 2 de Junho de 2011

ABETARDA (fêmea)



Dia 1 de Junho de 2011

COBRA (canto superior direito)



ÁGUIA (Milhafre-preto)



GARÇA-BOiEIRA



Dia 31 de Maio de 2011

ABETARDA(s) (Fêmea)



Dia 28 de Maio de 2011

LEBRE



DIA 24 de Maio de 2011


TEXUGO



DIA 21 de Maio de 2011


ABETARDA (Macho Juvenil)





DIA 10 de Maio de 2011

SISÃO (Macho adulto)



DIA 8 de Maio de 2011

LEBRE